Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a boa qualidade da assistência à saúde depende de uma multiplicidade de fatores, dentre os quais podemos citar o bom desempenho das funções de cada profissão envolvida em toda a parte do cuidado, direta ou indiretamente. Claro, o farmacêutico como profissional essencial da área da saúde tem o dever de contribuir da melhor forma que puder.
O cuidado farmacêutico (termo que vem substituindo "atenção farmacêutica"), do inglês pharmaceutical care, é um modelo de prática, centrado no usuário e tendo o medicamento como insumo essencial, que orienta a provisão de uma variedade de serviços farmacêuticos ao paciente, sua família e comunidade, por meio da ação integrada do farmacêutico com a equipe multiprofissional de saúde.
O cuidado farmacêutico, embora não seja um assunto novo, está fazendo cada vez mais parte do dia a dia do farmacêutico. Esse ato, realizado no contexto da farmácia hospitalar e da farmácia clínica, ganhou ainda mais relevância com a publicação das RDCs do Conselho Federal de Farmácia (CFF): nº 585/2013, 586/2013 e 720/2022. Sob essa ótica, foram criados métodos com o objetivo de auxiliar o farmacêutico na realização do cuidado. Listamos os principais abaixo.
SOAP - Subjetivo, Objetivo, Avaliação e Plano
Visa padronizar o atendimento farmacêutico, oferecendo um plano de trabalho para a rotina. Como a própria sigla indica, o método SOAP propõe:
- Coletar
informações subjetivas(S); - Dados que podem ser mensurados, ou
informações objetivas(O); - Proceder a
avaliaçãodas informações obtidas (A); - Montar um
plano de açãofocado no que for mais necessário (P).
PWDT - Pharmacist's Workup of Drug Therapy
O termo pode ser traduzido como "Avaliação Farmacêutica da Terapia Medicamentosa" e objetiva avaliar as necessidades do paciente em relação aos resultados terapêuticos obtidos pelos medicamentos.
Tem o objetivo de avaliar as necessidades medicamentosas do paciente e implementar ações, segundo os recursos disponíveis, para suprir essas necessidades. Além disso, também realiza o acompanhamento para determinar os resultados terapêuticos obtidos. Os principais componentes desse método são:
- Análise de dados: constituída por coleta de dados e caracterização de adequação, efetividade e segurança da farmacoterapia em uso. Visa identificar Problemas Relacionados a Medicamentos (PRMs).
- Plano de atenção: etapa de resolução dos problemas encontrados.
- Monitorização e avaliação: etapa de verificação dos resultados farmacoterapêuticos obtidos e reavaliação das necessidades do usuário.
TOM - Therapeutic Outcomes Monitoring
Pode ser traduzido como "Monitorização de Resultados Terapêuticos". É um método derivado do PWDT e compreende os passos a seguir:
- Coleta, interpretação e registro das informações relevantes (problemas de saúde, dados socioeconômicos, utilização de medicamentos) sobre o usuário, identificando os problemas potenciais.
- Identificação dos objetivos explícitos de cada prescrição. Avaliar os resultados terapêuticos obtidos e orientar o paciente.
- Avaliação da plausibilidade do plano terapêutico em relação aos objetivos da terapia, considerando as características do usuário, suas expectativas e seu poder aquisitivo.
- Desenvolvimento do plano de monitorização.
- Dispensação do medicamento, verificando o entendimento do usuário sobre o tratamento.
- Avaliação da evolução do uso do medicamento.
- Resolução de problemas identificados, realização de encaminhamentos e notificações para o prescritor se necessário.
- Revisão ou atualização do plano de monitorização quando necessário.
Dáder: Método de Seguimento Farmacoterapêutico
O método Dáder é um dos métodos mais utilizados e completos para a otimização do cuidado e detecção de PRMs. Compreende as etapas:
Oferta do serviço ao usuário:agendamento de encontro e esclarecimento de quais atividades o farmacêutico realiza. Solicita-se que o paciente retorne com todos os medicamentos que possui em casa, prescrições que possuir e documentos pertinentes.Primeira entrevista:coleta de informações relevantes sobre o usuário.Análise situacional:identificação dos problemas.Fase de intervenção e elaboração do plano de ação.Resultado da intervenção: verifica-se se o resultado desejado foi atingido.Nova análise situacional.
Mais informações sobre o método Dáder.
Fica claro, portanto, que todos os métodos visam otimizar o cuidado farmacêutico e auxiliar na detecção e resolução de PRMs. São métodos bastante similares entre si. As diferenças de cada método ficam mais evidentes ao avaliar seus protocolos de utilização, pois podem divergir na classificação e interpretação dos dados coletados.
Para fins de curiosidade, listamos abaixo uma classificação de PRMs bastante utilizada, definida no Segundo Consenso de Granada:
COMENTÁRIO(S)