Os conceitos de Erro de Medicação (EM), Evento Adverso a Medicamentos (EAMs), Problema Relacionado a Medicamentos (PRMs) e Reação Adversa a Medicamentos (RAMs) parecem ser muito similares, e de fato são. Mas existem diferenças-chaves entre os mesmos. Esse post curto visa tirar essa sua dúvida bem rápido!
Erro de Medicação (EM):
Qualquer evento que pode ocasionar o uso inapropriado de um medicamento e/ou causar dano a um paciente, enquanto o medicamento está sob o controle dos profissionais de saúde ou usuários.
Lembre-se que medicação é o ato de se medicar, ou seja, de tomar seus remédios, seja com auxílio de um profissional ou não!
Evento Adverso (EA):
Evento Adverso a Medicamentos (EAMs):
Qualquer intercorrência na qual existe uma suspeita de que o dano sofrido pelo paciente ou usuário tenha ocorrido durante ou após a utilização de um medicamento, sem relação causal plenamente estabelecida. Ou seja, pode estar associado ou não ao medicamento utilizado.
Reação Adversa a Medicamentos (RAMs):
Qualquer resposta prejudicial ou indesejável, não intencional, relacionada ao uso de um medicamento nas doses usualmente empregadas para profilaxia, diagnóstico, tratamento ou modificação de funções fisiológicas.
Atenção! Algumas fontes citam que as RAMs também são classificadas como "suspeita de ser causada pelo medicamento", assim como os EAMs. Isso torna as definições sinônimas. Portanto, encontra-se facilmente na literatura uma intercambialidade desses termos, sendo RAM aparentemente o termo mais adotado, uma vez que EAM por vezes não é reconhecido como termo existente.
Dessa forma, considerando o termo "Evento Adverso (EA)" (note que não é EAM), conclui-se que RAM é um termo englobado por EA, ou seja, toda RAM é um EA, mas nem todo EA é uma RAM.
Outra definição interessante para RAM é a seguinte:
"Reação nociva e desagradável, resultante de intervenção relacionada ao uso de um medicamento, cuja identificação permite prever riscos de futura administração, assegurar a prevenção e tratamento específico, bem como determinar alteração da dose ou cessação do tratamento." Fonte.
Problema Relacionado a Medicamentos (PRMs):
Ocorrência de problemas na farmacoterapia de um indivíduo, que causa ou pode causar interferência nos resultados terapêuticos e interferir na qualidade de vida do usuário. Inclui também o insucesso da farmacoterapia.
COMENTÁRIO(S)